Não seja refém da Samsung, Apple, LG, Motorola ou Sony, os flagships chineses oferecem ousadia e elegância a mesma medida que propõe custo benefício.
Se você é novo por aqui, talvez estranhe tanto prestígio sobre os celulares chineses, não faz mal, por muito tempo os modelos são considerados “inferiores” e a crença é um mito popular. Na China existe dezenas de marcas que lutam pela fatia que o mercado de celulares oferece, fabricantes como Huawei, Oppo e Xiaomi já são mais populares que LG, Motorola e Sony em termos mundiais e não é à toa, enquanto as chinesas procuram expansão do mercado e fabricam um modelo para cada tipo de clientes, as marcas tradicionais relutam em vender aquilo que vendiam cinco anos atrás.
Qualidade e preço abaixo dos concorrentes tem sido a maior campanha de marketing adotada pelas fabricantes chinesas. A Xiaomi tem apenas 5% de lucro sobre seus celulares e a margem tão baixa é o segredo para vender qualidade a preço baixo, não só tem dado certo, como faz da Xiaomi a quinta maior fabricante de smartphones do mundo.
Os melhores celulares da Xiaomi
Diferente da Huawei e ZTE que tiveram uma breve passagem pelo Brasil, assim como a Xiaomi, somente a Xiaomi se tornou uma marca mais procurada do que era quando estava no mercado nacional. No Facebook, grupos e páginas criados por brasileiros mostra a fidelidade a marca. Usuários convidam amigos e familiares para conhecer não só celulares como os mais diversos produtos da empresa.
Atualmente o Xiaomi Mi8 Explorer Edition é seu carro-chefe, mas por não estar disponível nas lojas online, ele não será incluso na lista.
Xiaomi Mi 8
Em custo benefício, o Xiaomi Mi 8 é imbatível se tratando de um celular top de linha. Ele está entre os celulares chineses com a melhor câmera e é um dos líderes em desempenho pelo aplicativo de benchmark AnTuTu. Ele possui processador Snapdragon 845, 6GB de memória RAM e armazenamento interno que varia entre 64GB e 256GB.
Leia também: Xiaomi Mi 8 vale à pena comprar?
Xiaomi Mi Mix 2S
Em hardware pouca coisa muda em relação ao Xiaomi Mi 8, ele perde em câmera, mas para os usuários mais exigentes ele não traz notch e tem um excelente aproveitamento de tela. Ele traz o Snapdragon 845 e versões com 8GB de RAM e 256GB de memória interna.
Xiaomi Black Shark
Projetado para ser um celular gamer, o Xiaomi Black Shark lidera a lista dos celulares mais rápidos, segundo o AnTuTu. Ele traz um design que lembra notebooks da Razer e um hardware que não deixa nada a desejar em relação aos celulares mais tops do mundo. A versão top de linha, chega com 8GB de RAM e 256GB de memória interna, todas as versões trazem o processador Snapdragon 845.
Os melhores celulares da Huawei
Costumam ser mais caros que celulares da OnePlus, Xiaomi ou ZTE, mas o valor a mais é compensado pelo investimento maior que a Huawei faz. Famosa pelas lentes Leicas em seus celulares, a Huawei ostenta dois dos celulares com melhores câmeras do mercado, além de processador próprio, o que facilita o trabalho em Inteligência Artificial em seus modelos.
Huawei P20 Pro
O Huawei P20 Pro foi lançado em abril trazendo a melhor câmera do mercado, título que ainda mantém. O processador é o Kirin 970, mesmo do Mate 10 Pro que ficou conhecido pelo foco em Inteligência Artificial e por oferecer um desempenho maior que o Snapdragon 835 da Qualcomm. Com recursos avançados para aumentar o desempenho gráfico da GPU e a economia de bateria.
Leia também: Huawei vende mais celulares que LG, Motorola e Apple no Paraguai
Huawei P20
Considerado o segundo celular chinês com melhor câmera do mercado, o Huawei P20 só perde para a versão Pro em tela, bateria e câmera. É uma diferença que faz o preço valer à pena, uma vez que ele possui o mesmo processador e traz as mesmas tecnologias que a versão mais cara.
Leia também: Snapdragon 710 leva vantagem sobre o Kirin 710 nos testes do Geekbench
Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro
Diferente do P20 e P20 Pro que se difere em tela, bateria e câmera, o Mate 10 e Mate 10 Pro se difere praticamente em tela tendo a versão normal uma tela de 5.9″ QHD LCD e a versão Pro uma tela de 6.0″ FHD+ OLED, ambos possuem versões com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, Kirin 970 e integração de Inteligência Artificial, além de GPU Turbo.
Leia também: Huawei já vendeu 100 milhões de celulares só em 2018
Os melhores celulares da Oppo e OnePlus
A OnePlus foi fundada pela Oppo e as duas apesar de terem focos de usuários diferentes estão tão relacionadas que até compartilham o design de seus smartphones.
Oppo Find X
O Oppo Find X é provavelmente o melhor e um dos celulares mais bonitos de 2018. Com display AMOLED de 6.4″ e 93.8% de aproveitamento da tela, o smartphone esconde a câmera frontal em um módulo que é acionado quando o aplicativo da câmera é aberto.
O famoso reconhecimento facial 3D do iPhone X e Xiaomi Mi 8 Explorer Edition está presente, além de tecnologia de Inteligência Artificial e carregamento de bateria que pode levar o aparelho de 0% a 75% em apenas 30 minutos de carregamento.
Leia também: Oppo NÃO confirma que virá ao Brasil ou Paraguai
OnePlus 6
Entre os tops de linha atuais, o OnePlus 6 é o menos atraente, exceto se preço atrativo e a OxygenOS seja parâmetros da sua exigência. Em câmera, ele está ao mesmo nível do Huawei Mate 10 Pro, perdendo para o Xiaomi Mi 8. Em desempenho, o AnTuTu o classifica como o segundo celular chinês mais rápido, ficando a sua frente, o Xiaomi Black Shark.
O OnePlus 6 traz processador Snapdragon 845 e na versão mais top, 8GB de RAM e 256GB de memória interna.
Leia também: Como receber atualizações da OxygenOS mais rápido
Vivo Nex S
A Vivo ficou mundialmente conhecida após a participação publicitária nos jogos da Copa do Mundo na Rússia onde durante todas as partidas a propaganda do Vivo Nex chamava atenção.
O Vivo Nex S também ficou conhecido pela artimanha de esconder a câmera frontal em um módulo que ergue da parte superior quando o aplicativo da câmera é aberto. Embora uma polêmica tenha dito que sua câmera frontal estava se erguendo sozinha, foi confirmado que isso ocorria por causa de APIs do Android.
Ele traz o Snapdragon 845 e como versão mais potente com 8GB de RAM e 256GB de memória interna.
Leia também: Vivo Nex – Conheça o celular que aparece nos jogos da Copa
Parabéns ótimo artigo.. gostei muito do site.. é isso aí
Valeu, Marcelo!
Muito top!!!
Gostaria de conhecer mais sobre a pessoa que faz os textos e da tantas dicas sobre celulares chineses. Faz um especial sobre você, Bruce Kller
WTF
Parabéns mano!! Sou vendedor de um amante de tecnologia ,aprendi muito com sua página e seu blog!! Abco.
Valeu, Jeovane!
Muito bom, parabens!!
Valeu, Marcelo!
Excelente seiu texto com as devidas e acertadas comparações, valeu Bruce
Muito bom, Mestre. Claro, preciso e conciso. Direto ao ponto. Parabéns!